Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Thelypteris littoralis Salino EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica de São Paulo. Tem EOO menor que 5.000 km². Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça e suspeita-se do declínio contínuo da qualidade do hábitat. O entorno de sua região de ocorrência sofre com atividades agrícolas como o plantio de banana e a ocupação humana por comunidades de caiçaras e caboclos, que conseguem seu sustento por meio da agricultura de subsistência, pesca e extração de recursos naturais como o palmito e a caixeta.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Goniopteris littoralis (Salino) Salino & T.E. Almeida;

Família: Thelypteridaceae

Sinônimos:

  • > Thelypteris littoralis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Até 1999 foi encontrado apenas uma população em Peruíbe, SP (registro da coleção tipo - Salino, 2002), porém outra população foi encontrada em 2008, Nova Venécia (ES)

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorre no Estado de São Paulo (Salino; Almeida, 2012). Porém, em 2010 foi encontrado um registro para o Espírito Santo (Labiak, P. H., 5121, UPCB 70843).A espécie ocorre próximo ao nível do mar (Salino, 2002) até 300 m (Prado, J., 977, SP)

Ecologia

A espécie foi encontrada no interior de floresta (Salino, 2002), no solo e em local sombreado (CNCFlora, 2011).Os locais de ocorrência são na costa Sudeste do Brasil.

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A região da Serra domar e entorno da Estação Ecológica Juréia-Itatins, SP tem como maiorameaça as pressões antrópicas. Alem dessas ocupações de populações nativas,famílias de migrantes são encontradas em quase toda a extensão de seus limites,os quais se sustentam mais intensamente da prática agrícola e extrativismo(SMA/SP, 2009).

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A beleza cênica daEstação Ecológica Juréia Itatins, com belas cachoeiras, praias de excelentebalneabilidade e vegetação nativa, esta ameaçado pela crescente pressão deturismo, causando fragmentação nas áreas de acesso e conseqüente efeito deborda (SMA/SP, 2009).

1.1.2.2 Large-scale
Severidade high
Detalhes A destruição edegradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidadeno Espirito Santo. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração damadeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus) ameaçam a flora do Estado (Simonelli ; Fraga, 2007).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Estação Ecológica Juréia-Itatins, SP (Salino, 2002)

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA - SP, 2004)

1 Policy-based actions
Situação: on going
Observações: Em 2002 a região em que se encontra a Estação Ecológica Juréia-Itatins foi avaliada como área prioritaria para conservação, categoria "Extrema Importância Biológica" (MMA, 2002)

Referências

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- MINISTéRIO DO MEIO AMBIENTE; SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS. Avaliação e identificação de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília, DF: SBF / MMA, 2002. 404 p.

- SMA/SP. Programa de recuperação socioambiental da serra do mar e do sistema de mosaicos da mata atlântica - Estratégia ambiental e social do programa, p.108, 2009.

- SALINO, A. New species and combinations in Thelypteris subg. Goniopteris (Thelypteridaceae). Brittonia, v. 54, n. 4, p. 331-339, 2002.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092151>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Thelypteris littoralis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Thelypteris littoralis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 20:31:35